sábado, 15 de março de 2014

A Bíblia é "clara"...

Século XVI: "As pessoas deram ouvidos a um astrólogo novato que se esforçou para mostrar que a Terra gira, não os céus ou o firmamento, como o sol e a lua. Este idiota ... quer reverter toda a ciência da astronomia, mas a Sagrada Escritura nos diz que Josué ordenou que o Sol ficar parado, e não a Terra " - Martinho Lutero, em "Conversa à Mesa", sobre o sistema heliocêntrico.

1637: "Às vezes, as Escrituras declararam que mulheres e crianças devem perecer com seus pais ... Nós temos luz suficiente da Palavra de Deus para sustentar nossos procedimentos." - Capitão John Underhill, defendendo a dizimação puritana da tribo Pequot.

1823: "O direito de manter escravos está claramente estabelecido pelas Sagradas Escrituras, tanto por preceito quanto por exemplo." - Rev. Richard Furman, primeiro presidente da Convenção Batista do Estado Carolina do Sul.

1846: "A evidência de que havia ambos escravos e senhores de escravos em igrejas fundadas e dirigidas pelos apóstolos não pode ser eliminada, sem que para isso se tenha de recorrer a métodos de interpretação que se livram de tudo(que está claro nas escrituras)." - Rev. Leonard Bacon, em defesa da escravidão americana. (Ministros cristãos escreveram quase a metade de todas os textos em defesa da escravidão, muitas vezes citando as Escrituras para sustentarem sua opinião.)

1869: "A Bíblia é a vontade revelada de Deus, e declara a esfera limitante da mulher, dada por Deus. A Bíblia é, então, a nossa autoridade para dizer que a mulher deve contentar-se com esta esfera ... Quem exige o direito à votação para a mulher? Eles não são os amigos de Deus, nem são crentes em Cristo, como uma classe. Pode haver exceções, mas a maioria prefere ser visto com bons olhos pelos não crentes em vez obter o favor de Deus e o amor da comunidade cristã " - Rev. Justin Dewey Fulton em seu tratado contra o sufrágio feminino.

1960: "Onde quer que nós tenhamos as raças misturadas em grandes números, temos dificuldades... Estes religiosos liberais são os piores infiéis em muitos aspectos no país, e alguns deles estão enchendo os púlpitos do sul. Eles não acreditam mais na Bíblia, por isso não faz nenhuma diferença citá-la a eles. Eles têm seguido pelo caminho do modernismo, e estão levando as pessoas brancas para o caminho errado e, ao mesmo tempo, estão levando os cristãos de cor para o caminho errado. Mas todo cristão inteligente, bom, substancial e que crê na Bíblia, pode ler o que a Palavra de Deus diz e saber que o que está acontecendo no Sul agora não é de Deus " - Bob Jones Sr., em seu tratado contra a o fim da segregação, intitulado 'É a Segregação das Escrituras? "

1982: "A Bíblia ensina claramente, a partir do décimo capítulo do Gênesis e indo todo o caminho, que Deus colocou as diferenças entre as pessoas na terra para manter a terra dividida." - Bob Jones III, defendendo a política de segregação da Bob Jones University que proibia namoros e casamentos inter-raciais. A Bob Jones University é considerada um dos maiores centros universitários cristãos do mundo. É frequentada majoritariamente por estudantes evangélicos. A política foi alterada em 2000.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2014: Meu caro amigo, o convido a refletir: a respeito do que mais são as Escrituras tão claras em nosso tempo? O que mais é tão firme e evidente que não mereça maior cuidado na sua interpretação e compreensão. Fica a pergunta para reflexão.

*Referências históricas e falas extraídas e traduzidas do texto original de Rachel Evans, "The Bible was 'clear'..."





Nenhum comentário:

Postar um comentário